Dicas

Comprar ou alugar?

O que é melhor: locar ou comprar empilhadeiras? A resposta depende de alguns fatores. Locação é uma tendência. Assim como alimentação, segurança e frota de veículos, a frota de empilhadeiras cada vez mais é gerida por uma empresa terceirizada.

Compra: Um compromisso

Riscos da compra

À primeira vista, ter as próprias empilhadeiras parece ser uma ótima ideia. Afinal, elas contam como patrimônio, e não é necessário gastar com aluguel. Porém, além do custo das máquinas, é necessário considerar outros fatores para avaliar se compensa mesmo comprar.

Manter uma frota de máquinas próprias requer que todos os problemas da gestão dos equipamentos sejam tratados pela empresa. Nessa conta, o custo de administrar não é pequeno. O processo de compra – e venda, para repor máquinas antigas – toma tempo e consome atenção de diversos setores, assim como a pesquisa sobre qual equipamento comprar.

O departamento de Compras vai ter que se envolver e pesquisar sobre equipamentos e peças de reposição. Notas fiscais serão emitidas e autorizações precisam ser aprovadas. Na hora da venda, os procedimentos são similares, somando assim custos agregados e às vezes ocultos.

Quando chega a hora de substituir as máquinas, é necessário vendê-las. Normalmente quem compra é uma revenda, e como se trata de um bem sem muita liquidez, o valor costuma ficar bem abaixo do que foi pago, já que a loja tem que descontar o custo do dinheiro parado, lucro, e impostos.

Vender por conta própria é uma opção, mas implica em anunciar, receber os interessados, negociar, cuidar do pagamento, e ainda lidar com possíveis inadimplências.

Se você decidiu comprar

Verifique a satisfação de outros clientes com o pós-venda, o valor das peças de reposição, e se o fabricante mantém peças em estoque.
Pesquise o valor de revenda do equipamento. Considere que não é um equipamento de venda rápida.
Não compare somente o valor da prestação com o valor do aluguel. Considere que há mais custos envolvidos, como manutenção, custos administrativos e o preço de desviar recursos do foco do seu negócio além de outros custos ocultos.
Verifique se a empresa tem espaço no almoxarifado para armazenar peças de reposição.
Planeje o que fazer caso alguma máquina dê problema. Pode ser necessário ter um mecânico à disposição na empresa.

Aluguel: Uma parceria

Vantagens da locação

Optar pela locação de máquinas é uma decisão estratégica. Por um lado, é decidir entre adquirir um ativo ou ter mais uma despesa no balanço. Por outro, é a decisão de concentrar esforços nos próprios negócios e deixar que um terceiro assuma a gestão de uma área que consome bastantes recursos humanos e financeiros.

Empresas locadoras de máquinas têm maior poder de negociação com os fabricantes, conseguindo descontos na compra de máquinas e peças, o que dificilmente seria possível para empresas que precisam de uma ou duas máquinas.

Para aproveitar as vantagens da locação, o locador tem que ser visto como parceiro, e não como fornecedor eventual. É necessário levar em conta vários fatores, e não só o preço. Licitações públicas, nas quais o único critério de contratação é o preço, são um exemplo de péssimas contratações de fornecedores desqualificados que viram uma grande dor de cabeça.

O fator principal é o índice de disponibilidade do equipamento, que deve constar em contrato. O locador deve estar pronto para reparar imediatamente, ou até substituir, equipamentos com problemas. Pneus, manutenções preventivas e lubrificantes também costumam estar inclusos no valor da locação. Com a manutenção por conta do locador, a marca do equipamento, ou se ele é seminovo, não importa tanto.

O valor fixo da manutenção também facilita prever o custo de um projeto, por exemplo, já que não vai haver alteração nos valores durante o contrato. Em um parque de máquinas próprio, a quebra de uma peça cara pode alterar drasticamente uma previsão mensal.

Veja as dicas a seguir.

Dicas para quem decidiu locar

Invista seu tempo em procurar um bom locador. Não fique com o primeiro que aparecer. Além da empresa de locação, visite alguns clientes atendidos por eles.
Procure um locador com um perfil de clientes como você. Se seu parque de máquinas é muito grande, um pequeno locador não terá estrutura para atendê-lo. Se você tem uma ou duas máquinas, um locador enorme não lhe dará atenção.
Se você possui várias plantas espalhadas pelo Brasil, considere um fornecedor para cada estado. Nem sempre uma única empresa para atender todo o país é a melhor opção. Quem tem estrutura em um estado normalmente atende bem aquela região. Quem tem presença muito espalhada costuma perder um pouco em serviço ou custar mais caro.
Máquinas quebram, é um fato a ser aceito. Se a quantidade locada for muito grande, o contrato tem que prever máquinas reserva e até mecânicos residentes.

Compra

Locação

Alto custo administrativo para gerir a frota Gestão da frota terceirizada - foco no core business da empresa
Importante escolher bem a marca Importante escolher bem o fornecedor do serviço
Alto custo de investimento Despesa planejada
Imprevisibilidade no custo (quebras) Custo fixo mensal
Ativo no balanço Despesas operacionais, os custos com locação são dedutíveis no imposto de renda.
Preso à sua frota Flexibilidade de contratação temporária conforme a demanda
Alto custo de manutenção Manutenção, pneus, óleos etc são por conta do locador
Manter peças de reposição mínimas, pneus etc. Não há necessidade de manter estoque de peças e equipe técnica
Revisões conforme a orientação do fabricante Muitos contratos são pagos conforme produtividade ou disponibilidade da empilhadeira