Notícias

Trocador Automático de Baterias atende operação de oito 

Guarulhos, São Paulo, 11 de agosto de 2015 – A Kimberly acaba de colocar em operação em sua planta de Suzano, São Paulo, o Trocador Automático de Baterias TAB 1200 desenvolvido pela RETRAK(www.retrak.com.br), empresa que loca e vende equipamentos da marca Still para a movimentação e armazenagem de materiais. O equipamento foi lançado em 2014 pela RETRAK em sua sede em Guarulhos, SP.

     O diretor executivo da empresa, Fábio Pedrão, comenta que o TAB 1200 em operação na Kimberly atende à troca de baterias das empilhadeiras modelo FMX que pesam entre 900 e 1200 kg, totalizando 24 baterias. Nenhuma alteração teve que ser feita na planta para que o equipamento pudesse operar.

“A Kimberly ficará com o equipamento durante todo seu contrato com a RETRAK. Os resultados que a empresa está colhendo, além das trocas de baterias com maior rapidez, são a segurança e eficiência no processo”, comenta Pedrão, explicando que alguns clientes RETRAK estão programados para receber em breve o TAB 1200 e, assim como a Kimberly, tornar a troca das baterias mais rápida e 

O TAB 1200

O TAB (Trocador Automático de Baterias) foi desenvolvido para eliminar o esforço e reduzir o tempo gasto na troca de baterias, o que representa um importante ganho de segurança e produtividade para as empresas. Opcionalmente, pode ser equipado com sistema de abastecimento de água deionizada, que facilita a manutenção da bateria.

São vários modelos, fabricados conforme o peso e dimensões das baterias. Assim, para baterias de transpaleteiras, o TAB é instalado sobre um transpalete manual. Neste caso, a retirada e colocação da bateria na transpaleteira é feita por motor elétrico e a translação e elevação são feitas pelo operador. Nos modelos para empilhadeiras, todos os movimentos são 

 

Sobre a RETRAK

Com 22 anos de atuação no mercado nacional, a RETRAK é especializada em prover sistemas de movimentação e armazenagem de materiais disponibilizando, para locação ou para venda, uma completa linha de empilhadeiras elétricas e a combustão e transpaleteiras elétricas. É dealer da fabricante de empilhadeiras Still Brasil, prestando serviços autorizados pela fábrica. A empresa fornece equipamentos elétricos com baterias e carregadores e, opcionalmente, a RETRAK disponibiliza mão de obra para gestão da sala de carga de baterias e mecânico residente na planta do cliente. A RETRAK também conta com departamento técnico próprio para desenvolvimento de equipamentos especiais e customizados, adequados à operação dos clientes.

12/08/15

Cravinhos, São Paulo, 12 de agosto de 2015 – A Paletrans Equipamentos (www.paletrans.com.br) está ampliando seu portfólio de produtos com um lançamento de peso: a Selecionadora de Pedidos Horizontal SP25H. A decisão de começar a fabricar este tipo de equipamento ocorreu em 2014, por questões estratégicas de ampliação de modelos ofertados na linhaWarehouse aos mercados nacional e internacional.

Com projeto e engenharia da Paletrans, a SP25H é fabricada na planta de Cravinhos, interior de São Paulo. O equipamento para operador embarcado pode atender operações em armazéns, centros logísticos e de distribuição com eficiência e ganho de tempo em operações de seleção de pedidos sobre paletes, oferecendo a mesma tecnologia existente nas modernas empilhadeiras retráteis PR20i, como display que mostra posicionamento da roda de tração, velocímetro digital, indicação percentual de carga da bateria, opção de retirada lateral da bateria; e direção elétrica progressiva.

SP25H também oferece compartimento do operador ergonômico com encosto lombar, apoio de joelho e tapete anti-estresse, para garantir maior conforto na operação; e moderno sistema elétrico com velocidade e tempo programável de aproximação de palete, permitindo que o operador reposicione o equipamento no palete seguinte sem necessidade de subir no equipamento, garantindo melhor performance e agilidade na operação.

“O lançamento de um equipamento como a SP25H é importante porque amplia nosso leque de soluções para movimentação de materiais e estimula as empresas a diversificarem seu parque de máquinas de forma assertiva e com mais eficiência”, destaca Zuccolotto. “O objetivo da Paletrans é inovar e proporcionar ao mercado o maior número de soluções para demandas diversas a um custo-benefício interessante”.

 

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS SP25H

Capacidade de carga de 2.500 kg

Comprimento útil de garfos 1150mm e 2400mm

Elevação dos garfos mínimo 85mm máximo 210mm

Corredor operacional 2.800 mm e 3.970 mm

Operador a bordo em pé

Direção elétrica progressiva

Timão de direção com regulagem de altura.

Motores AC 24volts

Substituição lateral de baterias

Medidor do nível de bateria e horímetros digitais

Piso de operação do operador com tapete anti estresse e sensor de presença do operador

Botão de aproximação de palete com operador andando

 

Sobre a PALETRANS Equipamentos

A Paletrans nasceu em 1982 e há mais de 30 anos está sediada na cidade de Cravinhos, oeste do Estado de São Paulo. Fruto do idealismo do engenheiro Lineu Penteado, a Paletrans iniciou suas atividades produzindo 140 transpaletes hidráulicos por ano e hoje tem em sua linha de produção 14 modelos diferentes de transpaletes e empilhadeiras. O Grupo Paletrans é formado pelaPaletrans Equipamentos, Disktrans, Paletrans Carretas.

A empresa tornou-se a única fabricante nacional de empilhadeiras elétricas com fábrica no Brasil e já produziu mais de 480 mil equipamentos, sendo 155 mil deles nos últimos quatro anos. São mais de 13 mil metros quadrados de área de produção, fazendo da marca Paletrans sinônimos de qualidade, robustez, durabilidade e baixo custo.

Com sua ampla rede de revendedores e assistências técnicas autorizadas, a Paletrans atende o Brasil de Norte a Sul e já exportou seus produtos para 18 países, incluindo a comunidade europeia, considerado o mercado mais exigente do mundo.

Os produtos Paletrans são concebidos por profissionais competentes e dispõem de tecnologia de ponta. Isso possibilita agilidade e rapidez nas tomadas de decisões e segurança na criação dos projetos. Outro ponto fundamental é a pesquisa e desenvolvimento, visando oferecer ao mercado soluções sempre inovadoras.

Escolher a marca Paletrans é escolher ser atendido por uma empresa que tem como princípios: a integridade nos negócios, a excelência nos produtos, a responsabilidade socioambiental, o comprometimento e o trabalho em equipe, consolidando cada vez mais a marca no mercado mundial de transpaletes e empilhadeiras elétricas.

12/08/15

Nova planta está localizada em Artur Nogueira

A Toyota Material Handling Mercosur realizou, em maio, a pré-inauguração da sua primeira fábrica de empilhadeiras na América Latina.

No evento, realizado no dia 16 de maio, em Artur Nogueira, cidade onde está localizada a nova planta, estavam presentes o prefeito da cidade, Celso Capato, o diretor-presidente da Construtora Hoss, empresa responsável pela construção da fábrica, Suzuki-san, o diretor da empresa Kurita, Paulo Otani, o diretor da empresa Mitsuba, Taitusu-san, além de autoridades da cidade, imprensa e colaboradores da Toyota.

O presidente da Toyota Material Handling Mercosur (TMHM), Sr. Hiroyuki Ogata, aproveitou a ocasião e agradeceu a todos os envolvidos. “Nossa meta não seria concluída se não tivéssemos o apoio de nossos parceiros. Pretendemos oferecer produtos com mais rapidez, com a qualidade Toyota e uma produção genuinamente brasileira”, afirma o presidente. Na ocasião, o presidente da empresa fez o descerramento da placa comemorativa e também plantou três árvores, para marcar a data do evento.

A nova planta tem aproximadamente 31 mil metros quadrados de construção e terá, aproximadamente, 120 colaboradores. A previsão é que a produção comece em outubro deste ano e a capacidade anual da fábrica será de 5 mil unidades.

 

Por Priscila Saraiva

10/06/13

A ERC 215a “Auto Pallet Mover” é uma solução automatizada da Jungheinrich desenvolvida especialmente para operações logísticas internas.

A Jungheinrich lançou, em maio, seu novo produto: a ERC 215a, um novo “Auto Pallet Mover” – movimentador automático de paletes.

Esta empilhadeira, ecologicamente correta, conta com a mais recente geração da tecnologia AC trifásica. Além disso, trabalha automaticamente, sem a necessidade de operador, e movimenta cargas com até 1500 quilos. “A ERC 215a representa uma alternativa econômica para operações com movimentações padrão”, comenta Dr. Martin Schwaiger, responsável pelos projetos APM na Jungheinrich.

O novo sistema de movimentação sem operador foi projetado principalmente para realizar tarefas de movimentação recorrentes. Na sua versão padrão, o equipamento pode elevar cargas até 4 mil mm, com alturas maiores disponíveis sob encomenda.

Com um design compacto e pequeno raio de giro, a ERC 215a pode ser integrada ao sistema de gerenciamento de armazém (WMS) existente na operação. “Integrar um APM na infraestrutura de um cliente é rápido, fácil e seguro”, explica Schwaiger. A empilhadeira utiliza refletores e navegação a laser para uma precisa orientação no armazém, com precisão de milímetros. Schwaiger continua: “Nosso sistema de design modular oferece grande flexibilidade, tornando simples a aquisição de novos equipamentos no futuro”.

Sistema de Proteção Pessoal Integrado

A ERC 215a vem equipada com sistema de proteção pessoal, incluindo escâner a laser na direção de navegação ou da carga e sensores internos na direção da carga. “Isso proporciona um campo de proteção em volta do equipamento”, explica Schwaiger. Esse campo checa permanentemente o ambiente da empilhadeira e para o equipamento quando encontra um obstáculo. Schwaiger complementa: “Nosso sistema de transporte sem operador é perfeitamente desenvolvido para lidar com operações mistas”.

Os sistemas de controle do veículo e o planejador de rotas garantem excelente coordenação do equipamento e fluxo de tráfego otimizado. O APM pode ser operado tanto como uma solução isolada como dentro de um WMS, ficando disponível 24/7 e executando as tarefas de movimentação e armazenagem automaticamente. Graças aos sensores integrados, o equipamento consegue inclusive detectar paletes quebrados, gerar uma mensagem de erro e, se necessário, cancelar a tarefa.

Totalmente seguros, esses veículos de série testados e aprovados servem de base para cada Auto Pallet Mover. Além de eliminar os erros da operação, uma outra vantagem desta solução é a facilidade com que ela pode ser customizada e complementada.

29/05/13

 

A empresa apresentará esse e outros equipamentos na CeMAT South America   Um dos destaques da Jungheinrich para este ano são as empilhadeiras trilaterais. O veículo EKX 515 é uma empilhadeira para estantes altas, com capacidade de carga de até 1.500 kg. O equipamento alcança elevações de mais de 14 metros, onde a cabine de operação é elevada (“man-up”) junto com os garfos, que podem ser utilizados para armazenagem em ambos os lados, economizando tempo de operação.   Além da EKX 515, a empresa, com sede em Hamburgo, na Alemanha, e com filial no Brasil há 11 anos, também irá expor na próxima CeMAT South America, que acontecerá de 19 a 23 de março, no Pavilhão Imigrantes, em São Paulo, outros equipamentos, como os rebocadores para uso interno e externo, diversas empilhadeiras elétricas e a gás, transpaleteiras e selecionadoras de pedido. A Jungheinrich estará presente nos estandes E53 (pavilhão) e G08 (área externa).     por Priscila Saraiva   24/01/13

 

Filial brasileira se prepara para apresentar soluções que visam eficiência e economia de energia, na segunda edição da CeMAT South America.   A Jungheinrich já está com novidades em equipamentos e tecnologias para apresentar na próxima CeMAT South America, que acontecerá de 19 a 23 de março, no Pavilhão Imigrantes, em São Paulo.  A empresa exibe na segunda edição da exposição mais de 20 modelos de movimentação e armazenagem. “Queremos oferecer aos nossos clientes soluções que tragam economia e eficiência em sua operação logística. Na feira eles poderão conferir de perto os benefícios e diferenciais de nossos equipamentos”, comenta Christian Hocke, diretor da Jungheinrich Brasil, empresa com sede em Hamburgo e com atividades há 11 anos no Brasil.  Uma das novidades será a nova empilhadeira retrátil série 2, cuja principal característica é o aumento de até 10% em sua eficiência e diminuição de 10% de consumo de energia, comparado ao modelo anterior. “Algo interessante neste equipamento é a possibilidade de escolha de até 4 pacotes de configuração diferentes, dando ao cliente a liberdade de configurar o equipamento de acordo com as necessidades de operação da sua empresa”, explica Denise Fussi, gerente comercial. A nova empilhadeira elétrica contrabalançada, EFG série 4, também será apresentada aos visitantes na feira. Os novos modelos lançados podem transportar cargas de até 3.000 kg. Devido ao uso da última geração da tecnologia AC trifásica, responsável em relação ao meio ambiente, essas empilhadeiras têm uma alta performance operacional com melhor eficiência energética. De acordo com o ciclo VDI, este poderia ser reduzido em até 13% em comparação com a geração anterior. “O mercado brasileiro vem demonstrando, ao longo dos anos, um interesse crescente pelas empilhadeiras elétricas. A nova EFG, além de altamente eficiente e robusta, foi desenvolvida para uma operação ergonômica e confortável, gerando um alto índice de satisfação nos operadores que a dirigem”, finaliza Denise.   por Priscila Saraiva   09/01/13

 

Com mais de 6 mil metros quadrados, a Jungheinrich inaugura sua nova sede, na cidade de Itupeva.   A Jungheinrich inaugurou sua nova sede no Brasil, com novos escritórios e galpão industrial, somando mais de 6 mil metros quadrados. A multinacional alemã, inicialmente instalada em Jundiaí, deixou o antigo local para melhor adequar sua estrutura em Itupeva. “Desde a inauguração da Jungheinrich no Brasil este é nosso terceiro local. Isso mostra a rápida expansão da empresa no país e reforça nosso interesse e planos de investimentos para o mercado brasileiro”, conta Christian Hocke, diretor-geral da Jungheinrich Brasil. Na nova sede estão instalados o escritório central de vendas, a parte administrativa, o estoque de máquinas e peças de reposição e o centro de reforma de equipamentos usados. A Jungheinrich está entre as empresas internacionais que lideram o mercado de equipamentos para armazenagem, movimentação e fluxo de material, com ações negociadas em todas as bolsas de valores alemãs. Ela é um provedor de soluções com fabricação de equipamentos, oferecendo aos seus clientes uma linha abrangente de empilhadeiras, sistemas de armazenagem e serviços.    A empresa está localizada na Rodovia Vice-Prefeito Hermenegildo Tonolli, 2535 - galpão 2, na cidade de Itupeva (SP), e o novo telefone é (11) 3511-6295.   por Priscila Saraiva   02/01/13

 

Vendas de empilhadeiras aumentaram 43% no terceiro trimestre de 2012

 

A recente oscilação do mercado parece não ter afetado as vendas da Brasil Máquinas de Construção (BMC). A empresa teve no terceiro trimestre de 2012, desde a criação da unidade voltada para o segmento de empilhadeiras, um incremento de 43% nas vendas de equipamentos, números que impulsionam o seu crescimento.

“Apesar da queda no mercado de empilhadeiras, as vendas da BMC, por meio de sua rede de distribuidores, cresceram aproximadamente 10% se comparadas ao mesmo período de 2011. O destaque se deve aos modelos de 11 a 16 toneladas de capacidade, que fazem da Hyundai líder de mercado na categoria”, afirma Ricardo Spadacci, gerente nacional da BMC Empilhadeiras.

Presente na 27ªedição da Movimat, realizada na primeira semana de outubro, a BMC lançou uma campanha de vendas com linhas de financiamento equivalentes ao BNDES Finame, com taxas de juros de 2,5%. A expectativa é encerrar o ano com um recorde de números de vendas já registrados, com um resultado final 25% maior em relação ao ano de 2011.

Como parte da estratégia para incrementar as vendas, a Brasil Máquinas investe na sua unidade exclusiva de empilhadeiras, que oferece apoio logístico, venda de peças e serviços de manutenção com oficina especializada.

Além disso, com a instalação da fábrica da Hyundai Heavy Industries no município de Itatiaia, Rio de Janeiro, estima-se a fabricação local de equipamentos para movimentação, como empilhadeiras e transpaleteiras, já no primeiro semestre de 2013.

 

por Renato Augusto

06/11/12

 

Novos equipamentos já estão disponíveis para venda e serão importados pela própria Auxter

 

A Auxter Soluções em Máquinas e Equipamentos assinou contrato com a Mitsubishi para a distribuição de empilhadeiras da marca em todo o estado de São Paulo. Com a parceria, pretende-se alcançar a meta de liderar as vendas do segmento de movimentação de cargas até 2015, com suporte para clientes, distribuição de peças e assistência pós-venda.

Segundo Célio Ribeiro, diretor da Auxter, a ampla cobertura de revenda, que possui 10 filiais no estado de São Paulo, permitirá que o objetivo da empresa seja atingido. Até 2013, há a intenção de abrir mais duas dessas filiais, com ampla cobertura de pós-venda, assistência técnica, distribuição de peças e estrutura comercial.

“A Mitsubishi é alinhada com as convicções e formato de trabalho da Auxter, uma empresa comprometida e respeitosa com seus clientes e parceiros. A parceria é promissora e tem excelente potencial para crescer”, acrescenta Célio.

Entre empilhadeiras elétricas e movidas a combustão, a previsão da Auxter é de importar aproximadamente 370 equipamentos Mitsubishi. “Além destas unidades para venda, vamos disponibilizar mais 300 máquinas para locação em todas as filiais. No início, teremos empilhadeiras de até 7 t, mas após os seis primeiros meses a frota será ampliada para modelos de até 16 t”, completa o diretor da Auxter.

Sediada em Houston, nos Estados Unidos, a Mitsubishi Forklift Trucks terá suas empilhadeiras importadas pela própria Auxter, o que deve reduzir os ônus e as tributações com tradings. Por outro lado a fábrica da marca de empilhadeiras conta com certificação pelos sistemas de qualidade ISO 9001:2008 e ambientais ISO 14001:2004, além de tecnologias sofisticadas de comunicação para a gestão da cadeia de suprimentos e métodos de entrega just-in-time para garantir o melhor atendimento.

 

por Renato Augusto

01/11/12

 

 

Expectativa é que a renovação dos equipamentos traga melhorias na qualidade dos serviços prestados

 

A Infraero adquiriu, no atual mês de outubro, 52 novas empilhadeiras para serem distribuídas em 16 terminais de logística de carga (Tecas) da Rede. Com investimento de R$ 6,4 milhões, a empresa pública federal brasileira pretende somar parte dos equipamentos à frota atual, enquanto outros deverão ser substituídos em decorrência do tempo de utilização.

No total, foram adquiridos cinco tipos de empilhadeira: empilhadeira elétrica retrátil, com capacidade para 2 toneladas; empilhadeira elétrica duplo pantógrafo, com capacidade para 1,3 tonelada; empilhadeira contrabalançada GLP, com capacidade para 4 toneladas; empilhadeira contrabalançada GLP, com capacidade para 2,5 toneladas; e empilhadeira diesel, com capacidade para 16 toneladas.

De acordo com a Infraero, os aeroportos que serão beneficiados com a aquisição de equipamentos são os seguintes: Teresina (PI), São Luís (MA), Porto Velho (RO), Porto Alegre (RS), Petrolina e Recife (PE), Navegantes e Florianópolis (SC), Manaus (AM), Joinville (SC), Goiânia (GO), Galeão (RJ), Fortaleza (CE), Cuiabá (MT), Curitiba (PR) e Boa Vista (RR).

 

Melhoria dos serviços prestados

A aquisição das novas empilhadeiras foi feita em dois lotes: um com 16 máquinas e outro com 36. Segundo a Infraero, o prazo para que as máquinas cheguem aos Tecas poderão variar de 90 a 150 dias, contados a partir da assinatura da Ordem de Serviço.

Com a renovação dos equipamentos, a Infraero estima um aumento na capacidade operacional nos terminais de carga, o que consequentemente proporcionará uma melhor qualidade dos serviços prestados. “A modernização e renovação dos equipamentos utilizados nos Tecas reforça o compromisso da Infraero com a produtividade, agilidade e segurança no processamento das cargas”, ressalta Francisco Nunes, superintendente do departamento de Logística de Carga.

 

por Renato Augusto

25/10/12